A partir de 12 de maio, as noites de segunda-feira ganham uma nova dimensão com a estreia de Para Além do Cérebro na RTP1, pelas 23h00.
Esta série documental de 16 episódios procura desafiar tabus e convida-nos a explorar os limites da mente humana, abordando temas como telepatia, mediunidade, experiências de quase morte ou memórias de vidas passadas, sempre com uma perspetiva científica.
Com o apoio da Fundação BIAL, a série é apresentada por Luís Portela, presidente da fundação, e pelo jornalista Mário Augusto. A orientação científica está a cargo do neurocientista Nuno Sousa. Ao longo dos vários episódios, vamos ter a oportunidade de ouvir 50 cientistas e especialistas de instituições como o King’s College London, a Universidade de Liège, a Universidade de San Diego e a Universidade da Virgínia.
Cada episódio, com cerca de 30 minutos, mergulha numa dimensão específica da mente, sustentado por investigação científica e pela colaboração de especialistas em neurociências, física, psicologia, psiquiatria e parapsicologia.
A série propõe uma abordagem rigorosa a fenómenos que continuam a desafiar o conhecimento estabelecido, mas que têm vindo a ser estudados com seriedade e abertura em diversas instituições científicas.
Primeiros episódios: ciência, espiritualidade e telepatia
No site da RTP já é possível ter acesso aos temas dos primeiros episódios dedicados à mente, com a estreia a ser dedicada à Ciência e Espiritualidade. “Desde os primórdios que a ciência se focou na materialidade, o que parece ter sido exacerbado com o grande desenvolvimento científico e tecnológico do século XX. Nas últimas décadas, assistimos ao progresso da investigação científica no âmbito da Parapsicologia, com alguns resultados promissores, mas ainda poucos conhecidos do grande público”.
“A ciência tem o dever de investigar, de forma rigorosa e independente, estes fenómenos tais como a telepatia, a precognição, a psicocinese, a mediunidade, as experiências de quase morte, etc., visando o seu completo esclarecimento”.
O segundo episódio, com exibição agendada para 19 de maio, foca as atenções na Telepatia. “Como explicar quando pensamos em alguém e essa mesma pessoa nos contacta por telefone ou mensagem nesse preciso instante? Será possível a conexão entre duas consciências individuais, separadas por centenas ou milhares de quilómetros?”

“A telepatia significa a transmissão de pensamento e a troca de informação entre seres humanos sem recorrer aos tradicionais sentidos e sem utilizar qualquer outro meio físico. Este fenómeno, que é descrito desde a antiguidade e que carece de uma explicação, tem despertado cada vez mais a atenção por parte da comunidade científica que tenta demonstrar, com resultados promissores, que cada um de nós pode ser um emissor e um recetor de pensamentos”.
Para Além do Cérebro também vai estar disponível na plataforma RTP Play, o que permite acompanhar esta viagem ao desconhecido ao seu próprio ritmo.